O Hakapik, em norueguês também chamado de Hakepigg, Hakepik e Hakapigg, é uma arma de caça em forma de picareta usada na caça e captura de focas.
O Hakapik norueguês em uma loja de caça em Tromsø 2007. A ferradura deve pesar pelo menos 400 gramas, ter uma ponta pontiaguda de 12 a 18 cm de comprimento, ligeiramente curvada e um pino de martelo com não mais que 4 cm de comprimento.
O Hakapik se assemelha a uma enxada que consiste em uma haste longa, geralmente de bétula, equipada com uma cabeça de ferro ou aço com um martelo rombudo em uma extremidade e uma ponta longa ou gancho na outra.
O martelo é usado como uma clava para esmagar o crânio da foca e deixá-la inconsciente. Pouco depois, a ponta é cravada profundamente no cérebro do animal para matar a presa com segurança e poder arrastar a carcaça com ela. Isto é seguido por sangria, seja no gelo ou a bordo do barco de captura, para garantir a morte e garantir carne durável e de melhor qualidade, depois esfola, efetua-se a remoção da gordura da pele e posterior processamento da carcaça.
A ferramenta tem sido tradicionalmente usada para matar filhotes de foca, enquanto indivíduos adultos são baleados com um rifle. Hakapik também tem sido usado para matar e arrastar animais maiores que foram baleados.
A arte de pesca tem origem norueguesa e permanece inalterada há mais de cem anos. Também é usado no Canadá e em outros lugares. Os inuítes e outros naturalistas têm tradicionalmente usado arpões manuais. O Hakapik foi considerado pelos caçadores noruegueses na década de 1980 como uma arma de impacto muito eficaz que mata o animal rapidamente sem danificar o pêlo.
Embora vários especialistas considerem o uso do Hakapik como um método de morte rápida, ele pode ser experimentado como extremamente brutal. O uso foi, portanto, fortemente criticado pela oposição internacional à caça às focas. As críticas aumentaram especialmente nos anos após a NRK ter transmitido, em 1989, o documentário do inspetor de caça às focas Odd F. Lindberg sobre a caça às focas. Lá, entre outras coisas, foi mostrado o massacre desumano de filhotes de foca (“ crianças ”) com Hakapik. Num relatório de 1988, Lindberg afirmou que as focas eram esfoladas vivas e que os caçadores infligiam sofrimento deliberadamente às focas.
A captura de focas norueguesas ocorre em duas áreas, denominadas Gelo Oriental e Gelo Ocidental. O Manto de Gelo Oriental são as áreas fora do Lago Kvitsjoen, na zona econômica da Rússia. O manto de gelo ocidental são as áreas marítimas próximas à Groenlândia. Qualquer pessoa que vá participar da caça às focas deve ter passado em um teste especial no uso de um Hakapik.