A Huon Aquaculture foi responsável pelas mortes de pelo menos três quartos das focas mortas nas fazendas de salmão da Tasmânia desde o início do ano passado, com novos dados mostrando que a empresa lançou mais de 8.000 explosivos submarinos destinados a assustar as focas.
Dados do governo divulgados em resposta a um pedido de direito à informação revelaram que a Huon Aquaculture, agora de propriedade da controversa empresa brasileira de carne JBS, usou 8.057 explosivos submarinos contra focas nos 15 meses até o final de março. A empresa foi responsável por 18 das 23 mortes de focas no período.
De acordo com as leis da Tasmânia, as empresas podem usar explosivos submarinos, conhecidos como “crackers de focas”, que podem assustar as focas com barulho alto e um flash de luz. Outras medidas autorizadas incluem focas de tiro com conchas de plástico revestidas de tecido contendo chumbo, conhecidas como rodadas de saco de feijão, e dardos com pontas rombas conhecidas como “caps de susto”.
Os dados divulgados pelo Departamento de Recursos Naturais e Meio Ambiente mostraram que a indústria do salmão usou mais de 125.000 artefatos explosivos desde 2016.
Entre a primeira e a segunda metade dos 15 meses, Tassal e Petuna reduziram o uso de artefatos explosivos em mais de 75%. A Huon Aquaculture foi na direção oposta, aumentando seu uso em mais de 10%.
A Huon Aquaculture não respondeu diretamente quando perguntado por que o uso de crackers de vedação permaneceu alto enquanto as outras duas empresas reduziram seu uso.
A empresa apontou para um fundo de janeiro de 2021 que dizia que “nosso uso de crackers aumentou como resultado de nossa expansão em águas offshore em Storm Bay; peixes adicionais na água equivalem a mais focas. Se os cardumes de peixes-isca (cavala) aumentarem, como costumam acontecer em Storm Bay e no Canal [D'Entrecasteaux], aumentam os incidentes de focas oportunistas que tentam violar os perímetros dos currais”.
A JBS concluiu sua compra de US$ 425 milhões da Huon Aquaculture em meados de novembro de 2021, afastando uma oferta de aquisição rival apresentada pela Tattarang, uma empresa privada de propriedade do magnata da mineração Andrew Forrest. Como parte de sua campanha de aquisição, a JBS prometeu que a Huon Aquaculture “manterá os mais altos padrões de saúde dos peixes e práticas agrícolas sustentáveis”.
Bec Howarth, uma piscicultura e ativista marinha da Bob Brown Foundation, disse que o “alto nível de uso contínuo de crackers de focas ensurdecedores” da Huon Aquaculture indica que “a JBS já quebrou seu compromisso de não causar danos ambientais”.
A empresa não respondeu diretamente a uma pergunta sobre por que as mortes de focas em seus arrendamentos representavam uma parcela tão grande do número total de mortes de focas.
O departamento disse que as mortes de focas em fazendas de salmão podem ser causadas por uma série de fatores, incluindo emaranhamento em redes, serem atingidos por navios, usando dissuasores e serem sacrificados.
Em um documento divulgado ao Meio Ambiente da Tasmânia no início de 2021, o biólogo da vida selvagem do governo Sam Thalmann escreveu que as estimativas da empresa de salmão de mortes de focas devido ao uso de dissuasores aprovados eram “provavelmente uma grande subestimação, pois muitas focas com ferimentos / feridas penetrantes resultantes de dissuasores deixariam da área e morrer fora da área de arrendamento”.
Os dados mais recentes também revelaram que nem Petuna, o menor dos três produtores de salmão, nem Huon Aquaculture, usaram rodadas de saco de feijão contra focas. Petuna não relatou mortes de focas em seus arrendamentos. A Tassal é o único produtor de salmão que ainda usa rodadas de saco de feijão, mas sua dependência delas diminuiu drasticamente no ano passado.
#Compartilhe #DêLIKE
SealsCryToo®
sealscry@gmail.com
Blog: https://bit.ly/SealsCryToo
Instagram: @Sealsscrytoo
Twitter: @SealsCryToo
TikTok: @SealsCryToo
PPT: goo.gl/ejy4Di
#turningthetide #wildlife #Canada #SaveOurSeas #ActsForAnimals #Focas #Harpa #FocasHarpa #Groenlândia #Hunt #Pagophilus #Seal #SealsCryToo #SAVETHESEALS